Bebidas probióticas a partir de substitutos do leite: uma revisão integrativa sobre o impacto na viabilidade dos microrganismos probióticos
Probiotic beverages from milk substitutes: integrative review on the impact of probiotic microorganisms viability
DOI:
https://doi.org/10.4322/2359-6643.15295Resumo
Os probióticos são descritos como microrganismos vivos e têm sido amplamente estudados para sua aplicação em alimentos,além de possuírem diversas atribuições de seus benefícios à saúde, quando administrados em quantidades adequadas. O objetivo desta revisão foi verificar os possíveis substitutos do leite para bebidas probióticas e a viabilidade das bactérias probióticas nessas bebidas. Foram pesquisados trabalhos nas bases de dados Pubmed, ScienceDirect, Web of Science e Scopus. Teses, dissertações, revisões integrativas, narrativas e sistemáticas, notas, editoriais, revisões, monografias, manuais e artigos duplicados foram excluídos da revisão final. Assim, foram selecionados 29 artigos em inglês para leitura na íntegra, dos quais 21 responderam à questão norteadora. A maior parte dos artigos (66%) realizaram trabalhos com probióticos à base de soja. Contudo, outros utilizaram a soja associada a outros substratos, como frutas e cereais. No que se refere ao crescimento dos microrganismos probióticos, a concentração média da viabilidade foi entre 6 e 7 Log UFC/mL. O gênero Lactobacillus foi o mais usado sendo a espécie L. bulgaricus a mais mencionada nos estudos. Os produtos que utilizaram soja associada com frutas ou outros substratos tiveram maior aceitação sensorial, mostrando que o consumo de bebidas probióticas à base de soja e outros substratos consistem em uma alternativa saudável e funcional para consumidores que tenham preferência ou necessidades de saúde para a substituição do leite na alimentação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Plágio: todos os artigos submetidos passarão por um processo de verificação por meio de software anti-plágio.
Autores que publicam na Revista Ciência, Tecnologia & Ambiente concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.