ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO ÓLEO ESSENCIAL DE Cymbopogon citratus (D. C.) Stapf. (CAPIM-SANTO) SOBRE Staphylococcus aureus E Escherichia coli
DOI:
https://doi.org/10.4322/2359-6643.10177Resumo
Este trabalho tem como objetivo avaliar o potencial antimicrobiano do óleo essencial (OE) das folhas de Cymbopogon citratus (D. C.) Stapf. sobre Staphylococcus aureus e Escherichia coli e verificar a possibilidade de sinergismo e/ou antagonismo do OE quando combinado com os antimicrobianos vancomicina e cloranfenicol. A extração do OE foi realizada com o sistema extrator tipo Clevenger. Para os testes, foram utilizadas cepas de S. aureus e E. coli, que foram ativadas e mantidas no Laboratório de Microbiologia da UNEB, Campus X. Utilizou-se placas de Petri contendo Ágar Müller-Hinton aplicando a metodologia de disco-difusão. Em três placas foram feitas as análises com o OE extraído do Clevenger onde em cada uma delas foram semeadas suspensões de S. aureus e depositados seis discos: um disco branco com solução salina (controle negativo); um disco do antimicrobiano vancomicina (controle positivo) e quatro discos com diferentes concentrações (1,0; 0,5; 0,25 e 0,125) do OE diluído em Tween 80. A mesma técnica foi aplicada para o teste frente a E. coli, utilizando-se o antimicrobiano cloranfenicol. Houve atividade antimicrobiana do OE frente a S. aureus e E. coli. Ao verificar a combinação do OE com os antimicrobianos observou-se que não houve ação sinérgica ou antagônica tanto com a vancomicina, quanto com o cloranfenicol. Conclui-se que o OE de Cymbopogon citratus (D. C.) Stapf. possui atividade antimicrobiana sobre S. aureus e E. coli.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Plágio: todos os artigos submetidos passarão por um processo de verificação por meio de software anti-plágio.
Autores que publicam na Revista Ciência, Tecnologia & Ambiente concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.