Características de plântulas: dissimilaridade genética entre acessos de pimenta

Authors

  • Camila Soares de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia - Campus Uberlândia
  • Joicy Vitória Miranda Peixoto Universidade Federal de Uberlândia - Campus Uberlândia
  • Maurício Pivetta Momesso Universidade Federal de Uberlândia - Campus Monte Carmelo
  • Lucas Medeiros Pereira Universidade Federal de Uberlândia - Campus Monte Carmelo
  • Hugo Gabriel Peres Universidade Federal de Uberlândia - Campus Monte Carmelo
  • Gabriel Mascarenhas Maciel Universidade Federal de Uberlândia - Campus Monte Carmelo

Keywords:

Análise multivariada, divergência genética, banco de germoplasma

Abstract

Atualmente não há um consenso referente ao melhor método de análise multivariada, capaz de caracterizar na fase de plântulas, acessos de germoplasma do gênero Capsicum spp. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a divergência genética na fase de plântulas em acessos de pimenta por meio de análise multivariada e testar a eficiência de diferentes métodos. Foram avaliadas características quantitativas e qualitativas de 65 acessos. Utilizou-se três técnicas de agrupamento: método de otimização de Tocher, hierárquico de agrupamento médio entre grupos (UPGMA) e análise de componentes principais (ACP). A média e moda dos grupos formados também foram calculadas. O coeficiente de correlação cofenético (CCC) foi determinado para validação dos agrupamentos de Tocher e UPGMA. Concluiu-se que houve variabilidade genética entre os 65 acessos avaliados na fase de plântula. Os métodos de agrupamento UPGMA e Tocher foram eficientes e coerentes na identificação de grupos distintos na fase de plântula. O método de dispersão gráfica não apresentou eficiência nessa identificação.

Author Biographies

Camila Soares de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia - Campus Uberlândia

Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal de Uberlândia Campus de Monte Carmelo. Mestranda em Agronomia com área de concentração em Fitotecnia pela Universidade Federal de Uberlândia. Membra do Grupo de Estudos em Melhoramento Genético de Hortaliças (GEN-HORT), onde desenvolve pesquisas com ênfase em Melhoramento Genético de Plantas.

 

Joicy Vitória Miranda Peixoto, Universidade Federal de Uberlândia - Campus Uberlândia

Técnica em Agroindústria da área Agropecuária pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestrado em Agronomia - Área de concentração: Produção Vegetal pela Universidade Federal de Goiás. Doutoranda em Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia. Membra do Grupo de Estudos em Melhoramento Genético de Hortaliças (GEN-HORT), onde desenvolve pesquisas com ênfase em Melhoramento Genético de Plantas. 

Maurício Pivetta Momesso, Universidade Federal de Uberlândia - Campus Monte Carmelo

Graduando em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Uberlândia (campus Monte Carmelo). Integrante do GENHORT (Grupo de estudos em melhoramento genético de hortaliças). Participou do CINCI (Centro de inteligência em cultivos irrigados) . Trabalhou com geoprocessamento visando identificação de pragas na cultura do café. Área de concentração: Melhoramento de hortaliças.

 

Lucas Medeiros Pereira, Universidade Federal de Uberlândia - Campus Monte Carmelo

Graduando em Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia, campus Monte Carmelo- MG. Atualmente participa do Grupo de Estudos em Melhoramento Genético de Hortaliças (GEN-HORT) e do grupo de Biotecnologia Aplicada.

Hugo Gabriel Peres, Universidade Federal de Uberlândia - Campus Monte Carmelo

Técnico em Agropecuária, formado pela Escola Agrotécnica Sérgio de Freitas Pacheco. Desde 2015 cursa Agronomia na Universidade Federal de Uberlândia, no Campus de Monte Carmelo, onde é membro do Programa de Educação Tutorial (PET) e do Grupo de Estudos em Melhoramento Genético de Hortaliças (GEN-HORT). Atualmente participa de pesquisas visando a obtenção de cultivares de tomateiro resistentes a estresses bióticos e abióticos.

 

Published

2019-09-05

Issue

Section

Artigo Original