Potencial educativo de uma trilha no fragmento florestal da UFSCar– CCA

Autores

  • Lais Rodrigues Pereira Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Isabela Custódio Talora Bozinni Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Palavras-chave:

atividade de campo, ensino de biologia, trilha educativa

Resumo

O presente trabalho buscou avaliar o potencial educativo de uma trilha no fragmento florestal do campus Araras da Universidade Federal de São Carlos, uma vez que se acredita que o mesmo seja um espaço passível de ações educativas e de pesquisas. Porém, para que isso venha a acontecer é necessária uma ação política por parte da instituição, visto o risco de extinção devido à pressão da monocultura de cana-de-açúcar que o cerca. Como não existiu nenhum trabalho dessa natureza em tal espaço, o mesmo passaria a ter maior visibilidade para questões sobre a degradação ambiental e iniciativas de pesquisa e ensino, como por exemplo, usá-lo para atividades de campo no ensino de Biologia. Para a realização de tal avaliação, optou-se por considerar as observações de estudantes dos demais cursos de licenciatura do campus e, com base no método de levantamento de “Limites de Mudanças Aceitáveis”, formulou-se um questionário que foi preenchido pelos colaboradores durante a visita à trilha quais posteriormente foram analisados com base na análise de conteúdo. Fizeram parte do levantamento a caracterização da trilha nos aspectos ambiental e social, a identificação dos riscos, como animais peçonhentos e quedas, a identificação dos impactos na fauna e flora e por fim, a identificação do potencial educativo. Esta última categoria trouxe temas significativos a serem trabalhados em tal espaço, como as relações ecológicas existentes, a biodiversidade e sustentabilidade.

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Publicado

2016-11-01

Edição

Seção

Artigo Original