A restauração florestal na Mata Atlântica: três décadas em revisão
Palavras-chave:
Floresta Atlântica, restauração ecológica, plantios de restauração, ecossistemas florestais, história da restauraçãoResumo
Neste artigo a restauração florestal é o tema objeto de estudo, com ênfase na restauração de ecossistemas florestais no Bioma Mata Atlântica. A partir de pesquisa bibliográfica e documental apresenta uma análise da evolução histórica e temática de pesquisas e ações em restauração florestal em três décadas (de 1980 a 2009). Foram analisados 314 trabalhos. As pesquisas avaliadas abrangeram 12 estados brasileiros e várias fitofisionomias, predominando as Florestas Estacionais Semideciduais e Florestas Ombrófilas Densas. O plantio de mudas foi a técnica mais utilizada. Os resultados apontam predominância de temas relacionados a questões ecológicas e ambientais da restauração, mas o componente humano e social vem sendo cada vez mais estudado e enfocado, e apresenta-se multidisciplinar. Destaca-se a importância das universidades públicas como responsáveis pelas pesquisas em restauração florestal e de órgãos públicos de fomento à pesquisa para seu financiamento, e o interesse pelos serviços ambientais em áreas de preservação permanente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Plágio: todos os artigos submetidos passarão por um processo de verificação por meio de software anti-plágio.
Autores que publicam na Revista Ciência, Tecnologia & Ambiente concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.