A História da Química em livros didáticos do Ensino Médio
Palavras-chave:
PNLD, história da ciênciaResumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar a abordagem da História da Química em quatro edições de livros didáticos dos mesmos autores, sendo duas delas publicadas antes do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) e duas após. O trabalho também discute a importância da História da Química e sua forma de abordagem. Para isso, uma ficha de análise com quinze itens foi elaborada e preenchida com o intuito de comparar cada uma das edições. Concluiu-se que houve uma evolução nas publicações e um aumento na quantidade de referências à História da Química. Apesar disso, em algumas passagens, a História da Química ainda é muito sucinta, não aproxima a Química dos alunos, nem desmitifica a concepção imediatista de Ciência.Downloads
Publicado
2015-03-25
Edição
Seção
Artigo de Revisão
Licença
Plágio: todos os artigos submetidos passarão por um processo de verificação por meio de software anti-plágio.
Autores que publicam na Revista Ciência, Tecnologia & Ambiente concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.