A História da Química em livros didáticos do Ensino Médio

Autores

  • Manoela Navarro Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Marina Félix Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Tathiane Milaré Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Palavras-chave:

PNLD, história da ciência

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar a abordagem da História da Química em quatro edições de livros didáticos dos mesmos autores, sendo duas delas publicadas antes do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) e duas após. O trabalho também discute a importância da História da Química e sua forma de abordagem. Para isso, uma ficha de análise com quinze itens foi elaborada e preenchida com o intuito de comparar cada uma das edições. Concluiu-se que houve uma evolução nas publicações e um aumento na quantidade de referências à História da Química. Apesar disso, em algumas passagens, a História da Química ainda é muito sucinta, não aproxima a Química dos alunos, nem desmitifica a concepção imediatista de Ciência.

Downloads

Publicado

2015-03-25

Edição

Seção

Artigo de Revisão